terça-feira, 1 de setembro de 2009

Gestão de Empresas - Via sacra das Eras organizacionais

Em qual Era Empresarial sua empresa se encontra predominantemente?
Justifique a sua resposta.

Era do Capital Humano. Os relacionamentos comerciais são baseados em relacionamentos pessoais, além da manutenção e conservação dos contratos de serviços são baseados na confiança que os nossos clientes e parceiros tem em nossos profissionais, o conhecimento técnico e a forma interpessoal que os assuntos são conduzidos por eles e não nas pessoas que representam formalmente a empresa: Sócios. Qualquer iniciativa de investimento empresarial tem como requerimento principal o investimento nos profissionais.

Em relação à Era da Qualidade, como a sua empresa se preparou ou está se preparando para atuar? Qual foi o impacto na sua área? E para você, quais foram os novos desafios profissionais?

Como é uma empresa que tem a maior parte de sua receita baseada em serviços, a melhoria no atendimento e a implantação de um sistema de “feedback”, onde uma espécie de agente de qualidade visita o cliente buscando saber o que pode ser melhorado nos processos de prestação de serviços sejam eles pontuais, contratuais ou em formato de “outsourcing”. Melhorou em relação a diminuição dos chamados reincidentes nos serviços de suporte: resultando em eficácia, além da eficiência na implantação dos projetos. Readequar procedimentos envolvidos diretamente com as tarefas que estou envolvido além do recebimento das críticas dos agentes de qualidade, nas quais eram necessárias as tomadas de atitude como imediatas.

Em relação a Era da Competitividade, faça as mesmas reflexões da questão anterior.

Buscamos parceiros que proporcionaram condições mais competitivas em relação a qualidade, além de parceiros que ofereceram diferenciais em seus produtos. Além de diminuirmos nosso leque de atuação, buscando atender como foco principal as necessidades nas quais temos maior “know-how” e com isso termos maior rentabilidade e acertividade de sucesso nas negociações. Busca na especialização de processos, pessoas e tecnologias para atender a demanda específica do mercado ao qual nos propomos atender. Entender com mais precisão as necessidades dos clientes, com a intenção de formar parcerias apenas nas nossas novas áreas de foco.
Como você avalia a evolução do processo de planejamento na sua empresa? O mesmo tem acompanhado a evolução gerencial anteriormente analisada? Qual é a principal característica do planejamento na empresa: ênfase no controle ou ênfase no resultado?
Inadequado para as últimas movimentações do mercado, pois o investimento profissional diminuiu, além da baixa comissão recompensatória com os setores envolvidos no processo comercial. Existe também uma sonegação de informação com setores estratégicos, a qual causa a perda de negócios, prejudicando os relacionamentos comerciais e técnicos com os clientes. A ênfase era no controle, mas com o investimento recente no setor comercial o foco está voltando-se gradativamente em resultados.

Faça uma auto-avaliação da sua postura pessoal e profissional perante as mudanças organizacionais e a evolução gerencial da sua empresa.

Tenho buscado a colaboração de meus liderados para o sucesso na implantação dos novos processos, mitigando os impactos na aceitação, já que envolvem um feedback direto do trabalho executado e a necessidade de atitudes imediatas dos colaboradores para o sucesso no aumento de qualidade. A exigência no aumento de conhecimento dos funcionários buscando a especialização profissional necessária para o foco de nossos recursos humanos no atendimento de nosso leque.

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